sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Criando uma placa de circuito impresso método simples

Este método consiste em simplesmente desenhar sobre o lado do cobre da placa, o desenho do circuito impresso utilizando uma caneta do tipo retroprojetor que não borre com líquidos, que em seguida será submergida em uma solução corrosiva que elimina o cobre que não esta pintado.

Material necessário:

Percloreto de ferro
Vasilhame plástico para corrosão
Placa de fenolite
Caneta tipo retroprojetora
Esponja de aço
Furador para placa de fenolite
Fita crepe
Luvas
régua


Primeiro você deve ter o circuito pronto, impresso em um papel. Corte este papel deixando uns 2 centímetros por fora de cada borda do desenho. Coloque este papel sobre a placa pelo lado do cobre e dobre as bordas em direção ao outro lado pregando com fita crepe (pode ser durex, fita isolante e etc.), de maneira que o desenho não fique sambando na hora de furar.
 
Agora com o furador de placas de fenolite, vá furando os pontos onde serão inseridos os componentes eletrônicos (chamados de ilhas).

Agora retire o papel da placa e passe a esponja de aço ate ficar brilhando. Com a caneta retroprojetor faça círculos ao redor dos furos e com o auxilio da régua vá traçando o circuito como o desenhado no papel (é como aquele jogo de ligar os pontos), tome cuidado para não encostar na placa para não engordurar a superfície com os dedos.
 

Preste bastante atenção se não ficou nenhum ponto sem estar traçado se não depois o circuito não ira funcionar. Depois de pronto o traçado, coloque as luvas, pegue o percloreto de ferro e despeje no vasilhame uma quantia que encubra a placa de circuito. Mergulhe a placa na solução de percloreto e agite suavemente ate que o cobre desapareça e fique somente o que foi desenhado com a caneta.


Agora retire a placa da solução e lave com água. Você pode guardar a solução de percloreto usada em um recipiente. Lave muito bem as suas mãos e o vasilhame depois desse processo e deixe a placa secando.
 
A tinta da caneta não precisa ser eliminada já que ela protege o circuito contra oxidação e sobre ela as soldagens podem ser executadas sem problemas. Agora é só colocar os componentes e soldá-los.
Cuidado: o percloreto de ferro é um ácido muito corrosivo e ataca não somente os metais como também a roupa e a pele. Evite o contato direto tomando todas as precauções necessárias e utilize luvas durante todo o processo. Se em algum momento o ácido entrar em contato com alguma parte do seu corpo, lave-a com água abundante e se houver queimaduras ou mal-estar, dirija-se a um médico.

Você pode comprar o kit para criar placas de circuito em casas de eletrônica, geralmente esse kit e composto por um vasilhame, uma solução de percloreto de ferro (em pó, você deve diluir em água), uma régua para ajudar a traçar o circuito, furador de placas de fenolite e um punção para cortar as placas do tamanho adequado ao circuito.

0 comentários: